sábado, 27 de dezembro de 2014


Abrasileirada

            Mas é lógico que todo teatro antigo tem que ter um fantasma. Em Fortaleza não poderia ser diferente. O Theatro José de Alencar é assombrado por uma fantasminha super fofa e com um motivo muito justo por nunca ter ido embora para o Lugar Melhor. De dentro dos porões cheios de fantasias velhas, cenários carcomidos e segredos escondidos, muitas aventuras surgem para a protagonista Anabela.
            O livro é infanto-juvenil, mas confesso que morri de amores e me esqueci da idade que tenho. A história é linda, escrita com uma linguagem ora irônica, ora apaixonada, que traz discussões com direito a “O que vai nos acontecer depois da morte?”, “O que vem primeiro: família ou amor?”, “Todo fantasma é malvado?”.
            A gráfica do livro é perfeita, com páginas todas decoradas com mosaicos bem coloridos ou com fotos do teatro municipal de Fortaleza. E não poderia ser diferente ao tratar de uma das muitas lendas que giram em torno da construção e das apresentações de um dos teatros mais lindos do Brasil. Há um certo clima de mito com passado histórico apimentado com paródia.
Tudo combina, tudo encaixa, inclusive as muitas vozes que narram o livro. Apesar de alguns dos focos narrativos não terem coerência alguma em estarem contando certa parte da história, porque não teria como mesmo aquela personagem ter ficado sabendo dos sentimentos particulares de outro fulano, tudo é perdoado pelo público de destino e pelos assuntos a serem discutidos na obra.

Adorei. Minha futura filha lerá, com certeza!
Escrito por Unknown Data: 12/27/2014 11:18:00 AM 2 comentários

2 comentários:

  1. Oi Nath, eu já vi muitas pessoas falarem desse livro e meu interesse pelo mesmo começa a aumentar! Adorei sua resenha, parabéns pelo blog :)

    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos muitos elogios, querido!
    Esse livro me cativou de verdade esse ano! Muito fofo!

    ResponderExcluir

  • Skoob
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Labels