quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015


Tudo tem limite

            “Outra volta do parafuso” ou “A volta do parafuso”, mesmo livro, muitos nomes, é um daqueles clássicos que você nunca diz que está lendo pela primeira vez, e sim que está relendo, de tão conhecido e aclamado que é. Acho que por esse motivo cheguei a ele com uma percepção já formada, sabendo o que iria achar.
            Este é um dos primeiros livros de suspense; ele apresenta o gênero para o mundo, por consequência, ainda não o tem aprimorado, mas boa parte das técnicas depois usadas por grandes autores como Stephen King e Agatha Christie estão lá.
            O livro é mais uma novela que um romance pela sua pequena extensão, mas já consegue criar muito bem o clima de tensão necessário a qualquer história de suspense. Há uma babá solitária, crianças que parecem boazinhas demais, fantasmas, uma empregada pouco inteligente, um tio que nunca aparece, um mistério no ar sobre a expulsão do menino mais velho da escola e sobre a morte de dois antigos funcionários. E tudo se passa numa mansão gigantesca, cheia de torres e ameias, bem no meio do campo, longe de tudo.
            Mas o que me prendeu de verdade, e o que eu já sabia que seria meu ponto principal de análise desde o começo, foi o foco narrativo. Pelo texto ser escrito em primeira pessoa, seria impossível não desconfiar da narradora. É incrível como toda cena de suspense tem sempre dois pontos de vista: 1. Há um fantasma por ali mesmo, que ela e todos veem, mas ninguém quer tocar no assunto por ser assustador demais; 2. A narradora é louca e só ela enxerga o que não existe de verdade. Esse clima é demais. Mas tudo tem limite. Achei que muitas cenas soaram repetitivas, óbvias, previsíveis. E muitos mistérios ficaram pendurados sem necessidade. Não me apeteceu, como diria minha avó.
            O que vale a pena ser levado em conta mesmo é o cenário social em que o enredo se constrói. Estamos falando da relação entre uma babá pobre, criando e educando duas crianças ricas. Porém, apesar de sua função e maior idade, ela se submete aos jovens o tempo todo, por medo, por necessidade social. O respeito e as opressões a impedem de educar efetivamente as crianças, controlá-las e de descobrir o mistério no final por não poder encará-las e confrontá-las. Senti mais medo pela narradora por conta dos seus patrõezinhos despóticos do que dos fantasmas em si. Incrível como o mundo dos vivos pode ser mais assustador que o dos mortos. Viva a sociedade!


Escrito por Unknown Data: 2/11/2015 08:11:00 PM 2 comentários

2 comentários:

  1. Amei a resenha Nath. Incrível como esses livros nos fazem ficar tenso com sua narrativa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Daí eu penso se os autores usam como ferramenta criativa para textos com tema sobrenatural o homem e como ele age . Criando a partir das horríveis ações do homem , personagens sobrenaturais , que nos parece bem reais muitas as vezes .

    ResponderExcluir

  • Skoob
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Labels